Editorias / Política
Câmara de Caarapó devolve à prefeitura R$ 3,7 milhões; dinheiro ajuda erguer hospital e quitar folha do serviço municipal
Dinheiro restituído refere-se ao duodécimo, capital que a prefeitura repassa ao Legislativo municipal para pagar servidores e salários dos vereadores
Midiamax
A Câmara dos Vereadores da cidade de Caarapó devolveu à prefeitura R$ 3,7 milhões, recurso arrecadado com o chamado duodécimo que restou no fim de 2025. O dinheiro tem sido aplicado na construção de um hospital e, também, para quitar o reajuste salarial do funcionalismo municipal.
No Brasil, o duodécimo também é utilizado na esfera pública, referindo-se à divisão do orçamento anual destinada aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
Cada um desses poderes recebe uma parcela equivalente a 1/12 do valor total do orçamento, a cada mês, para despesas, como pagamento dos servidores da Câmara Municipal e vereadores.
Caarapó situa-se na parte sudoeste de Mato Grosso do Sul, e tem 32,7 mil habitantes. O Legislativo municipal é integrado por 11 vereadores.
Ao anunciar a devolução, o presidente da Câmara dos Vereadores, João Paulo Farias, do PP, disse que “esse é um compromisso assumido pelo Legislativo de aplicar os recursos públicos de forma correta e transparente”.
O presidente disse que o dinheiro restituído, além de ajudar no pagamento da folha do serviço municipal e na construção de um hospital, será aplicado na recuperação do prolongamento da Avenida Presidente Vargas, via situada na saída da cidade para Amambai, bem como no recapeamento de ruas em diversos bairros.

